Arteiros que me acompanham....obrigada!

0

Curiosidade sobre cabaça e coité

Você sabe o que é cabaça?


As cabaças são frutos de plantas rasteirinhas (como a melancia, abóbora e pepino) têm um casco duro, são ocas por dentro e não são comestíveis.

Não se sabe ao certo a origem da planta, mas o fato é que há mais de 500 anos os índios utilizam a cabaça para os mais diversos fins. No fruto ainda verde, cada tribo desenhava traços específicos, representando sua etnia, e transformava as cabaças em moringas, cuias, bolsas, chocalhos e até brinquedos para as crianças.

Da música à decoração, passando pelos utensílios domésticos, vários artistas escolhem a cabaça como matéria-prima para um artesanato criativo e original, como este que está em suas mãos.

No estado bruto....


Transformada em um lindo enfeite





Você conhece o Coité?

Da em uma árvore chamada de coitezeiro, que dá frutos imensos e totalmente redondos. Corta-se o fruto, deixa secá-lo e faz um corte no centro dele. Faz uma limpeza interna e externa do fruto e temos uma cabaça de coité partida ao meio. Pode ser utilizada com vasos, fruteira (peça decorativa para cozinha)!





Coitezeiro....











Agora uma fruteira.....







Giramundo, carambola, estrela.......muitos nomes





Um giramundo enorme......

As estrelas são feitas com papel paraná, 60 losangos revestidos de tecido individualmente e depois costurados uns aos outros, formando 12 flores de formato pentagonal, num trabalho total de cerca de 6 horas por estrela para quem já tem bastante prática.



Pitágoras, em sua geometria sagrada, já considerava o dodecaedro uma forma mística, que mantinha a harmonia das forças cósmicas ao seu redor e facilitava a criação de formas mentais, podendo facilitar a cura e a limpeza energetica dos ambientes.



Quem gosta de fazer arte com as mãos sabe que existe um prazer em dar forma à beleza... mas no caso das estrelas é uma coisa intensa, porque a cada corte diferente no tecido elas ganham nova vida, nova forma. É como solidificar sonhos, por ordem na criatividade, organizar a beleza.



Giramundo, e o mundo gira... e a cada volta, se vê outra cor, outra flor, outra vida.

Eis os nomes quegumas das estórias relacionadas às estrelas:

Flor de Mandacaru: é assim chamada no Nordeste, onde eles fazem estrelas menores dentro das outras, reproduzindo a geometria da flor do cacto do agreste. Nos contaram que enfeitam varandas das casas e barracas em festas regionais.



Giramundo: é o nome mais conhecido, no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, têem um pingente que pode ter várias formas e ficam girando ao sabor do vento, de acordo com uma de nossas fontes mostrando às pessoas as várias faces que a vida tem, e que nenhuma delas é permanente. A lenda diz que ela "chama " a sorte ao girar, porisso é pendurada nos batentes de portas, janelas e em varandas.



Carambola: nome dado no interior do Paraná, devido à semelhança da flor com a geometria de uma fatia transversal da fruta.



Estrela, Segredo, Cofrinho: nomes conhecidos no estado de São Paulo, devido ao costume da época imperial em que as mães presenteavam a filha que se casava com uma estrela e punham dentro dela algum dinheiro para emergências. Nos relataram que ao redor de 1940-1950 se ensinava nas escolas as meninas a fazer estrelas nas aulas de artes em escolas do interior paulista.



Estrela da Felicidade: nome dado no sul do Brasil e nos pampas em geral, onde a influência da cultura ibérica embutiu um costume místico na feitura das estrelas, que se chama de “costurar” orações de proteção ou na intenção de cura, tornando a estrela um amuleto pessoal, lá as estrelas eram feitas por curandeiras.



Espinheiro, agulheiro: nomes dado em Goiás e Mato Grosso, onde são feitas com losangos bem pontudos e estreitos.



Pindaíva ou pindaíba: nome da região do pantanal, Goiás, Mato Grosso. É uma fruta vermelha, cheia de pontas, que dá em arvores de mata densa no Brasil central... quando os caboclos não teem mais nada para comer entram na mata para catar pindaívas ( daí surgiu a expressão "está na pindaíba" = não tem nenhum outro recurso)





0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada e volte sempre!